O Cativeiro

 A região marcada por intenso conflito e tomada de território é emblemática para a história do povo de Deus. O post anterior A cidade sagrada apresentou a formação do reino, de forma sucinta. Este texto trata após a construção do Templo, finalizada pelo sucessor da casa de Davi, seu filho Salomão. 

Erguer o templo e manter toda a estrutura elevou os custos disponibilizados e as rivalidades existentes entre os reinos do norte e do sul ocasionaram várias revoltas que culminaram na divisão do povo hebreu. Samaria é capital do Reino de Israel ao Norte e com capital Jerusalém o Reino de Judá, ao sul.

Renegar a história e o sacrifício do povo trouxe a ira de Deus. A preocupação em unificar a região com Saul, o primeiro rei hebreu, e que foi seguida por seus sucessores ( Davi e Salomão), cada um com sua luta particular e com os invasores ao redor foi desprezada. O preço pago, vivenciado e narrado, virou fonte histórica e figura nas páginas do Antigo Testamento. 

A leitura de I Reis auxilia o crente no período e a par dos acontecimentos. Quando Salomão morre a modificação e escolha de homens para a Casa de Deus e a adoração de falsos Deuses desvirtua o que até então, estava estabelecido. 

Aqui então o estudo aprofundado de Lamentações, escrito pelo profeta Jeremias. Crianças pequenas famintas clamam por comida. A situação trágica do povo segundo o profeta é resultado da consequência de seus próprios pecados: a corrupção e falsidade dos pretensos líderes espirituais e a confiança do povo em acordos e promessas politicas. Em Jeremias 21: O anúncio da destruição de Jerusalém por Nabucodonosor.



Comentários

Postagens mais visitadas