Não à idolatria

 Jeremias

E veio a mim a palavra do Senhor dizendo:   “Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém. Isto diz o Senhor: Lembro-me de ti, da afeição da jovem, do amor da noiva, de quando me seguias no deserto, numa terra inculta. Israel, consagrado ao Senhor, era como as primícias de sua colheita; todos os que dele comiam, pecavam; males caíam sobre eles”, diz o Senhor. 

Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade: todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.

E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem: mas, quando nela entrastes, contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação.

Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal e andaram após o que é de nenhum proveito.

Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor.

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém as águas.


Para que entendas o contexto. Baal era divindade para outros povos inclusive para os filisteus. O culto a ele foi citado em fontes de civilizações do oriente próximo e vizinha ao povo hebreu. O culto a esse deus tinha uma caráter sombrio, pois consistia , entre outras práticas, sacrifícios de pessoas. 

Aqui Deus mostra o seu descontentamento com o povo que foi libertado do cativeiro. Este exemplo pode também ser direcionado a nós que costumamos clamar por ajuda do Pai quando necessitamos.  .

Caso queiras te situar um pouco no contexto histórico e em algumas denominações que nos fogem à lembrança o post O povo de Deus pode lhe auxiliar nesta questão. Grato pela visita!


Comentários

Postagens mais visitadas