Tristeza em alegria- a capacidade do cristão

 O luto é uma emoção poderosa, quem de nós em algum momento da vida já não experimentou tal fato? Seja na morte de uma pessoa querida ou mesmo de um animal de estimação. Ela em um primeiro instante nos coloca de frente para a realidade que se apresenta e de outra, da finitude de nosso corpo físico neste plano. É claro que neste contexto até mesmo a perda da fé pode acontecer, mas como o Tempo é o que nos remete ao estado de racionalidade cristão sabemos que o sofrimento é a prova cabal do quanto está dimensionada a nossa fé. 


Maria Madalena a experimentou. Era uma das discípulas que testemunhou todo o sofrimento do Filho de Deus até a hora final. E como o tempo de quem perdeu alguém muito querido e próximo, não passa- por instantes parece estar congelado na dor sem fim- aguardou e auxiliou o trabalho custoso, cheio de simbolismo. o embalsamar do corpo do Mestre e sua colocação no sepulcro.

De tristeza enorme e com uma saudade que não cabe e jamais será dimensionada foi até o sepulcro para fazer os devidos cuidados na cova onde estava o corpo de Jesus. Mas imagine como Maria se sentiu ao chegar ao túmulo e se sentiu ao encontrar não um corpo cheio de cicatrizes e mutilados, mas o Nosso Salvador vivo!


Em disparada e atônita e sai ao avisar aos discípulos sobre o ocorrido. João, aquele a quem Jesus mais amava, disparou na frente e Pedro, que também queria ver muito ao SENHOR, porém carregava em si a tristeza do remorso por ter justamente na noite de prisão de Jesus Cristo, após a traição de Iscariotes, ter negado três vezes, antes do cantar do galo, o seu conhecimento e convivência com o Rei dos Reis. Corria este ao encontro do Mestre mas com o peso no coração, com muita dor e tristeza. 

E nós, como estamos? Queremos encontrar a Jesus? Ou nossos remorsos nos fazem como Pedro que corremos para não chegar. É preciso entender nossas fraquezas e diminuir cada vez mais a tentação, cada vez mais facilitada de pecar; ou mesmo de negar o Evangelho. 


Comentários

Postagens mais visitadas