Leitura de Mundo: IDH

 O aumento da expectativa de vida tem a ver com a melhoria das condições da sociedade, e os avanços na qualidade de vida nos diversos países do mundo são medidos pelo Índice de Desenvolvimento Humano - cuja sigla IDH -, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud).

O IDH é publicado desde 1990 pelo órgão da ONU e visa medir o bem estar nos países, cidades, estados e regiões, traduzindo em números e qualidade de vida da população analisada. Uma vez que o papel do ranking do IDH permite a comparação, fica evidente a enorme diferença no seu conjunto total entre o mundo desenvolvido e os países pobres.

Enquanto a média de anos de escolaridade nos Estados Unidos é de 3,3 em Moçambique, Burkina Faso ou Níger, ela mal passa de 1 ano. 

Em termos de renda média da população, a da Noruega é 152 vezes maior do que a da República Democrática do Congo ( que vive conflitos internos há quase duas décadas). Nos grupos de países com baixo IDH, estão nações pobres da África e da Ásia, exploradas no passado pelo colonialismo, com independência relativamente recente, pouca ou nenhuma industrialização e pequeno desenvolvimento social. 

COMO O IDH É CALCULADO



A criação do IDH, em 1990, representou um avanço para avaliar o desenvolvimento dos países. Antes, a principal medida era a renda per capita, a divisão da renda nacional bruta (RNB) pela população do país. Esse cálculo simples ignora as desigualdades de renda: a economia pode ir bem, mas a maioria da população, ir mal e sem acesso às políticas públicas de primeira necessidade. 

Países ricos e pobres 

Com o fim da Guerra Fria e a crise do socialismo real, uma nova ordem mundial foi se estabelecendo a partir da década de 1990. Neste cenário, o processo de globalização econômica integra as pessoas, informações, serviços e bens. Mas também exclui considerável parcela da humanidade, mais de 1,3 bilhão de pessoas vivem com cerca de 1 dólar por dia. 

A diferença explícita referente ao desenvolvimento quando comparado entre os países segue a classificação das denominadas expressões: Primeiro Mundo e Segundo Mundo. 

Comentários

Postagens mais visitadas