Santo Expedito

 Causas que não podem ser adiadas ou proteladas. Aquele problema urgente, de difícil solução e que demanda desfecho rápido. Quem nunca passou por um momento semelhante ou não ouviu falar de Santo Expedito? A própria história de conversão ao cristianismo e seu fim trágico por não renunciar a sua fé caracterizam a imagem popularizada nos quatro cantos do globo. 


Expedito era o chefe da 12ª Legião do Império Romano, também conhecida como Fulminante. 
Recebeu esse nome após uma célebre vitória contra os bárbaros que haviam cercado o exército romano sob o comando do então imperador Marco Aurélio, o estoico. Por conta disso, os legionários não tinham como buscar água e sair à busca de alimentos. Sem alternativas, Marco Aurélio fez o que aprendeu e apelou aos mágicos, indispensáveis no campo de batalha.


A 12ª Legião, agrupada no distrito de Metilene, na Capadócia era formada em sua maioria por soldados cristãos. Estes, fora do campo, se ajoelharam e pediram ao Deus verdadeiro auxílio para o combate. Milhares de homens em oração e com os braços abertos causaram desconforto aos invasores. Logo em seguida, chuva torrencial pode enfim matar a sede dos soldados romanos até então cercados pelos bárbaros que assustados e temendo pelo revés no front fugiram. No recuo foram alvo de uma chuva intensa de pedra e granizo. 

 A participação decisiva da tropa legionária no improvável triunfo colocou Expedito em evidência. A maneira como liderava seus comandados baseada pelas virtudes da ordem e disciplina, atrai para si a observação do novo imperador Diocleciano, que adorava os Deuses antigos. 

A vitória contra os bárbaros surpreendeu Expedito ainda não convertido. A proximidade junto aos seus soldados foi decisiva para a conversão do líder, que do ponto de vista espiritual -apesar da simpatia com as mensagens de Jesus Cristo e o quanto estas, tocavam o coração do homem do ponto de vista singular- procrastinava sua escolha pelo cristianismo. 

O momento da conversão

Em um sonho, o líder da conhecida Legião, recebeu o aviso. O mal, temendo pela perda iminente, aparece em forma de corvo gritando "Cras, Cras, Cras", expressão latina que significa : Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!

 


Comentários

Postagens mais visitadas